quinta-feira, 17 de março de 2011

O jornal - De onde para onde...


Ah o jornal.... O que seria de nós sem o jornal? provavelmente uma sociedade muito primitiva desprovida de complexas tecnologias, repleta de seres rasos, e muito mais dedicada a sua subsistência. Você pode até não ler jornal, ou até não assistir telejornais, e nem mesmo visitar a pagina do g1 uma vez por dia, mas mesmo assim independente da sua vontade ou da sua indiferença a noticia chegara até você. O que é destaque é comentado nas ruas, nas filas, nas salas de aula, local de trabalho, e esta toda hora na programação da TV e pode até surpreender você com um plantão urgente enquanto você assiste ao programa da Márcia Goldshimidt. Tudo consequência do jornal.


Jornal este que no sentido amplo exposto na obra de Antonio Costella: Comunicação - do Grito ao satélite. Significa Toda informação atual publicada periodicamente e com variedades de matérias.
Tendo em vista este conceito do que é jornal, fica extremamente difícil dizer quando surgiu o jornal na história da humanidade. Sendo que nem mesmos os historiadores entraram em um consenso sobre tal data. Alguns afirmam que foram os chineses que a milênios já utilizavam gazetas, outros dizem que foram os babilônicos, egípcios, em fim...
Acontece que a o que temos de mais concreto parecido com o jornal é a comunicação mural usada pelos romanos. Onde era fixada na parede periodicamente uma pedra branca com recados de caracter político e religioso.

Esta modalidade de jornal deu as caras mais tardar com o "Jornal do Poste" de São João Del Rei, Minas Gerais em 1958 em que João Lobosque Neto datilografava em folhas de papel com uma dúzia de copias tiradas a carbono, e distribuia em pontos estratégicos da cidade como placas de ruas movimentadas, e até mesmos, veja só, postes. O Jornal Do Poste fez muito sucesso.
O twitter nos dias de hoje é uma ferramenta muito parecida com o que outrora foi o jornal do poste ou o mural romano, temos a home onde informações de todos os tipos nos são expostas a todo momento no mural virtual que seria a nossa home.



















- Marcos Vinicius Tolentino

Nenhum comentário:

Postar um comentário